Comunicação

Comunicação

Microinversores e otimizadores

Convencional

Independentemente da tecnologia escolhida, é de extrema importância a comunicação com os equipamentos. Cada tecnologia ou marca de equipamento possui um tipo de comunicação diferente, seja ela integrada ao inversor ou instalada separadamente.

No sistema convencional, o monitoramento, na maioria das vezes, é integrado ao inversor, necessitando apenas da instalação de uma antena que acompanha o equipamento, sendo necessário apenas ter sinal de internet no local por Wifi ou Cabo. O monitoramento no sistema convencional é básico, informando apenas os dados gerais da usina, sendo possível ver separadamente dias, semanas, meses e anos.

Já nos sistemas MLPE, na maioria dos casos, é necessária a instalação de uma ECU para monitoramento da usina, com a função de interligar a internet com os microinversores, salvo na marca Solaredge, em que a conexão é através da antena que é instalada junto ao inversor. Uma vantagem no monitoramento a nível modular é que, além de informar os parâmetros gerais da geração, como feito no convencional, você terá também a indicação módulo a módulo de quanto está sendo gerado, permitindo, assim, um controle melhor do sistema e identificação precoce das falhas e defeitos de fabricação dos módulos. Vale lembrar que o sistema Enphase acrescenta no monitoramento as informações de consumo simultâneo e consumo da unidade, mostrando ainda mais informações sobre o monitoramento da sua usina.